terça-feira, 4 de junho de 2013

Postura no trabalho

Ontem assisti a uma palestra da fisioterapeuta Isabel Carvalho no Auditório da Biblioteca da FCT/UNL intitulada "Má postura no local de trabalho. Sim ou Não?". Como o título refere, o assunto era sobre postura no trabalho com enfoque para atividades desenvolvidas na frente de um computador.

Como é óbvio para pessoas que trabalham várias horas por dia no frente de um computador, as dores no pescoço, nas costas, no punho, etc. são companheiras frequentes. Sem contabilizar, ainda, o cansaço nos olhos e, algumas vezes, a secura dos mesmos.

As dores mencionadas acima são, na maioria das vezes, causadas por postura inadequada. Por exemplo, estar sentado numa cadeira muito alta em relação à altura da tela do computador, fazendo com que o tórax e a cabeça sejam inadequadamente inclinadas para frente.

Existem inúmeros estudos a tratar da postura mais apropriada para se trabalhar com um computador, seja ele um desktop ou um computador portátil. Para o caso de um computador portátil, algumas dicas de postura correta são apresentadas nos vídeos abaixo, quer para a utilização do portátil em casa quer para a utilização dele em movimento (e.g. em hotéis, em aeroportos, etc.).

Utilização do computador portátil em casa

Utilização do computador portátil em hotéis, aeroportos, etc.

As dicas para a utilização de um desktop são semelhantes.

Para além de um boa postura, recomenda-se a prática de exercícios de tempo em tempo (e.g. a cada 30 min. de trabalho) ou após a conclusão de uma tarefa. Estes exercícios não precisam ser complexos e podem ser, inclusive, realizados no próprio local de trabalho e até sentado. Por exemplo, um exercício para o pescoço poderia ser girar o mesmo 360º no sentido horário e em seguida girá-lo 360º no sentido anti-horário. Para o punho, poderia ser flexioná-lo para baixo e para cima algumas vezes.

A Isabel Carvalho, na sua palestra, também nos apresentou o Napo. Quem quiser conhecê-lo e conhecer as suas histórias/filmes, pode fazê-lo utilizando o seguinte linkFilmes do Napo. Para o caso específico do assunto deste post, sugiro assistir aos filmes Ergonomia Radical e O Pensador.

A respeito da irritação e secura dos olhos, que não foram abordadas na palestra em detalhes, mas que são um problema frequente, pode-se aliviar ou evitar o problema com exercícios ou gotas lubrificantes, por exemplo. Um exercício poderia ser desviar a visão do computador e olhar para um objeto distante e em seguida para um objeto próximo. As gotas lubrificantes podem ser adquiridas em qualquer farmácia e podem ser utilizadas todas as vezes em que os olhos estiverem secos.

Concluindo, uma boa postura e alguns exercícios periódicos são a melhor solução para evitar dores e problemas que podem surgir nos trabalhadores cuja a ferramenta principal de trabalho é o computador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário